A Secretaria Geral de Apoio Pastoral surgiu como resposta a uma indagação da presidência do Supremo Concílio a um grupo de pastores e profissionais da área de ajuda pessoal, após uma série de reuniões realizadas durante o ano que precedeu a sua criação, em 1999. Na ocasião, a pergunta central era: como apoiar os pastores e suas famílias na caminhada cristã, no desempenho de suas responsabilidades e na resolução de problemas ministeriais e individuais? Certamente, não há outro apoio senão o próprio Senhor Jesus. Assim, a SGAP nasceu com o desejo de oferecer aos pastores um espaço para o estímulo e a ajuda mútua segundo a instrução, a comunhão, a adoração e o serviço de Cristo.

Considerando as características, exigências e dificuldades específicas das diferentes fases do ministério pastoral é possível identificar cinco grupos de obreiros alvos do trabalho da SGAP. Esses grupos são: 1) pastores na ativa, 2) pastores despojados, 3) pastores jubilados, 4) missionários e 5) seminaristas. Assim, é possível contar com diferentes parceiros estratégicos dentro da IPB para o trabalho de ajuda a esses obreiros. Nossa sugestão aos Sínodos e Presbitérios é que seus Secretários de Apoio Pastoral, além das funções locais, tenham representação na SGAP. Tal participação fornecerá elementos para integração e desenvolvimento de projetos nos diversos âmbitos do trabalho de ajuda aos pastores e suas famílias.

Nos últimos anos a SGAP tem atuado fundamentalmente em três frentes: 1) Conscientização da denominação quanto à necessidade do cuidado especial aos seus ministros, 2) Atendimento especialmente direcionado a pastores em situação de crise e obreiros despojados do ministério, bem como a suas esposas e 3) Produção de artigos, livros e palestras pelos Secretários Gerais de Apoio Pastoral, visando atingir as necessidades espirituais, emocionais e relacionais dos pastores ativos no ministério.

Desse modo, a SGAP espera ajudar os obreiros da IPB, fornecendo a eles e a suas famílias suporte, estímulo, conforto, orientação e encorajamento em meio aos desafios do ministério pastoral, sob o cuidado do Supremo Pastor – Jesus Cristo.