Qual a diferença que o pai faz e como ele pode fazer uma diferença eficaz na criação dos filhos?

 In Pastorais

Poucas pessoas consideram a importância do pai na formação emocional, educacional e espiritual dos filhos. Na verdade, é comum encontrar até mesmo nos círculos cristãos uma ênfase saudável sobre a participação da mãe nesse processo, mas pouco ou quase nada se diz sobre a influência dos pais.

Todavia, estudos estatísticos sobre o desenvolvimento social trazem fatos surpreendentes a esse respeito[1]. Alguns desses fatos estão listados abaixo e são excelentes elementos a serem lembrados nessa semana que antecede o “dia dos pais”.

  1. Crianças que gozam da presença do pai na casa tendem a revelar desempenho cognitivo e comportamentais.
  2. Adolescentes que vivem em famílias intactas tendem a demonstrar relacionamentos mais próximos com seus pais.
  3. Pais que vivem em contextos urbanos e que frequentam serviços religiosos tendem a estar mais envolvidos com seus filhos.
  4. As relações estreitas entre adolescentes e seus pais estão positivamente associadas ao bem-estar psicológico desses jovens.
  5. Adolescentes com pais mais envolvidos tendem a apresentar níveis mais baixos de problemas comportamentais.
  6. Adolescentes que relatam ter relações mais positivas com seus pais são menos propensos à delinquência.
  7. Indivíduos cujos pais demonstraram maior envolvimento em suas vidas no início, tendem a atingir níveis mais elevados de educação.
  8. Crescer sem um pai parece estar associado ao retardamento da maturidade, prolongando comportamentos infantis no indivíduo.
  9. A religiosidade dos pais está ligada à maior qualidade das relações pai-filho.
  10. O envolvimento dos pais nas atividades de seus filhos está relacionado ao maior desempenho acadêmico.
  11. Entre as meninas adolescentes, aquelas que têm um relacionamento forte com seus pais são menos propensas a experiências de depressão.
  12. Adolescentes com relacionamento de transparência e confiança com seus pais são mais propensos a adiar a prática de relacionamentos sexuais.
  13. Adolescentes que relatam uma relação próxima com seus pais cultivam mais o sonho do casamento estável no futuro.
  14. Crianças criadas em famílias intactas por pais felizmente casados tendem a ser mais religiosas na idade adulta.
  15. Crianças criadas em famílias intactas são mais propensas a ter relacionamentos românticos estáveis e saudáveis quando adultos.
  16. As meninas que experimentaram uma separação dos pais durante a infância são mais propensas a se engajar na atividade sexual precoce.

Essa lista é mais extensa, mas a seleção apresentada é suficiente para confirmar o ensino bíblico sobre a importância dos pais na formação de seus filhos. Com isso o leitor pode observar de fato, qual é a diferença que um pai faz!

No entanto, é necessário que os pais também saibam o que é importante que para eles tenham uma influência eficaz sobre a vida e formação de seus filhos. Com respeito aos pais cristãos, temos inúmeros princípios da Palavra que Deus a serem obedecidos.

  1. Ame a mãe dos seus filhos. A Bíblia diz que o marido deve amar a sua esposa (Ef 5.25) e, de fato, um lar estável é fundamental para promover o senso de segurança na criança. Este detalhe está entre as principais lembranças daqueles que relatam terem tido uma infância feliz.
  2. Busque a santidade. Qualquer pessoa que deseja liderar bem sua família deve buscar a conformidade à Cristo Jesus. O apóstolo Paulo afirmou que o líder deve “cuidar de si mesmo e da doutrina” (1Tim 4.16). O cuidado com a vida espiritual é fundamental para se estabelecer um bom exemplo.
  3. Tenha ciência do que se pode e do que não se pode controlar. Somente o tolo pensa que pode controlar o coração dos outros! O coração de uma pessoa só pode ser controlado por Deus (Pv 21.1). Todavia, a Bíblia ensina que devemos controlar e cuidar do nosso próprio coração (Pv 4.23).
  4. Seja um provedor em todas as áreas fundamentais para o desenvolvimento. Geralmente os pais se lembram da responsabilidade de prover para as necessidades materiais e físicas de seus filhos (alimento, vestuário, atividades etc.). Todavia, o pai também deve ser provedor para as necessidades emocionais e especialmente espirituais deles. Assim, o pai deve trazer para casa o arroz e o feijão, mas não pode se limitar a isso. Ele também deve realizar cultos domésticos e ler a Bíblia com sua família.
  5. Seja humilde! O líder cristão é diferente daqueles que lideram seguindo o padrão do mundo. O mundo promove um tipo de liderança que exige ser servido! A perspectiva cristã de liderança exige que o líder sirva, pois esse foi o exemplo de Jesus (Mt 20.26). Dessa maneira, a fim de exercer uma influência eficaz sobre seus filhos o pai cristão liderará servindo e em algumas ocasiões, servindo até sacrificialmente.
  6. Seja persistente! De fato, você nunca deixa de ser pai! Não importa a idade dos seus filhos! Eles sempre precisarão do seu amor, de sua presença, de sua admoestação, de seu encorajamento. Por isso, seja persistente e perseverante, mesmo quando seus filhos parecem não reconhecer que o bem que o pai faz a eles tem efeito duradouro.

Há um texto na Bíblia que fala claramente sobre a “missão de mãe” (1Tm 2.16). Contudo, não é só a mãe que possui uma “missão” em relação aos seus filhos, mas também os pais. Assim, nesses dias que se aproximam a celebração do dia dos pais, considere qual é a influência e como um pai cristão pode fazer diferença na educação de seus filhos.

Com carinho,

Pr. Valdeci Santos

[1] Disponível em: www.thegospelcoalition.org/article/25-facts-on-the-importance-of-fathers. Acesso em: 04.08.2017

Recommended Posts